Como montar um hortifrúti: conheça os passos principais


Você quer comercializar frutas, verduras e legumes no seu bairro, ou perto de onde mora, mas não sabe como montar um hortifrúti completo? E se está lendo este artigo, é porque deseja receber um passo a passo de como organizar esse tipo de negócio, certo?

Pois saiba que a primeira etapa é fazer um bom planejamento. Podemos resumir que fazer um planejamento significa separar um investimento inicial, dar entrada no CNPJ, definir as pessoas que vão trabalhar com você, entre outros pontos.

Mas afinal, e as outras etapas? Quais equipamentos comprar? Onde encontrar fornecedores? Quanto a essas etapas e as demais, continue lendo para ficar por dentro!

 

Defina uma boa localização

A outra dica de como montar um hortifrúti é saber definir uma boa localização para estruturar o seu negócio. Para que você não erre nessa parte, alugue um ponto que apresente as seguintes características:

  • Acessível: as pessoas precisam chegar facilmente ao seu estabelecimento. Para isso, ele precisa estar localizado em um bairro ou em uma rua que seja de fácil e livre acesso;
  • Visível: seu estabelecimento precisa ser encontrado facilmente. Para isso, não deve estar em pontos ou ruas que dificultam a visualização no momento em que as pessoas precisarem encontrá-lo.
  • Movimentado: o local precisa de um bom fluxo de pessoas. Para tanto, deve haver comércios em volta, com muitas pessoas circulando perto do ponto que pretende alugar.

 

Defina a estrutura do local

Primeiramente, a organização da estrutura do seu hortifrúti está relacionada com a dimensão do estabelecimento. Quanto ao tamanho de espaço mais indicado, pode-se dizer que hortifrútis pequenos costumam possuir a partir de 50 metros quadrados.

Além desse fator, você precisa definir o local do estoque. Para isso, deve considerar um espaço que seja adequado para armazenar caixas de frutas, verduras e legumes, que vão servir para a reposição das mercadorias que ficam nas bancadas.

 

Selecione os equipamentos principais

Seja em qualquer negócio, os equipamentos têm uma grande importância. Afinal de contas, sem bons equipamentos, o empreendedor fica impossibilitado de garantir que seu comércio funcione adequadamente, visto que eles ajudam na organização do atendimento e na exposição dos produtos.

Quanto aos equipamentos mais importantes para você saber como montar um hortifrúti, você recebe uma lista logo abaixo:

  • Balcões expositores (ajudam a organizar e expor mercadorias);
  • Expositor refrigerado (é importante para ajudar na conservação de alguns alimentos);
  • Checkout (esse equipamento ajuda a organizar o atendimento ao cliente);
  • Cestas de compra (serve para o cliente carregar as frutas e legumes durante a compra);
  • Balança com impressora (ela serve para realizar a pesagem do produto e colocar o preço);
  • Impressora fiscal (ajuda na emissão de notas fiscais);
  • Vasca (é um tipo de fruteira que serve para expor frutas e verduras).

 

Prepare a lista de mercadorias

O primeiro passo na hora de definir a lista de produtos para seu hortifrúti é pensar em variedades. Revenda diversos tipos de verduras, frutas e hortaliças. Dessa forma, você não perderá clientes, visto que eles vão a outro local quando não encontram o que estão procurando.

Mas afinal, você faz ideia do que deve vender em um hortifrúti? Saiba que a lista de mercadorias vai desde os produtos mais consumidos, como batata e tomate, até os produtos complementares, como ovos e grãos. De modo geral, você precisa comercializar verduras, frutas e legumes.

 

Encontre fornecedores

Depois de montar a lista de produtos, vem a etapa seguinte, que é saber quem são os principais fornecedores das empresas que comercializam produtos de hortifrúti. Podemos dizer que há 2 grandes fornecedores nesse meio:

1. Ceasa

As Ceasas são centrais estaduais de abastecimento. Elas são formadas por empresas destinadas a promover, comercializar e facilitar a venda de frutas, verduras legumes e aves. Atualmente diversos Estados possuem sua própria Ceasa.

2. Produtores rurais

Produtores rurais podem ser tanto pessoas, quanto empresas, que realizam atividades de plantio e cultivo de frutas, verduras e legumes, em áreas rurais ou urbanas. Eles fazem isso visando a comercialização desses alimentos.

 

Faça a exposição correta dos alimentos

Depois de saber como montar um hortifrúti, você precisa conhecer os cuidados necessários na hora de expor as mercadorias. Algumas dicas importantes são: embalar frutas e legumes corretamente, evitar expor mercadorias amassadas e perfuradas.

O que você achou desse artigo? Esperamos que, depois dessa leitura, você consiga montar seu comércio sem muita dificuldade! Se você achou esse conteúdo útil, fique à vontade para compartilhá-lo nas redes sociais ou com um amigo que quer empreender no ramo de frutas e verduras!

Conteúdo Relacionado


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *