Conheça os principais tipos de balança para supermercado


Você quer saber quais são os principais tipos de balança para supermercado? A primeira coisa que você deve saber é que existe uma balança certa para cada setor. Existem alguns modelos que são ideais para o hortifrúti e o açougue, por exemplo.

As balanças são equipamentos indispensáveis no dia a dia de um supermercado. Além de ajudarem na pesagem das mercadorias, elas servem para organizar e agilizar o atendimento.

Quer ir a fundo nesse tema? Neste artigo, vamos listar os modelos de balança mais usados no varejo. Por esse motivo, convidamos você a continuar com a leitura!

Balança de checkout

Pelo nome do modelo, já dá para saber que balança é essa. Ela fica embutida no caixa de supermercado e é manuseada pelo próprio operador de caixa. Alguns checkouts possuem furação na mesa em inox que possibilita o encaixe desse equipamento.

A balança de checkout tem algumas vantagens. Agiliza o processo de pesagem e o atendimento no PDV, afinal o cliente não precisará enfrentar 2 filas, uma para a pesagem e outra para o caixa. Também corta gastos, porque despensa a necessidade de contratar um funcionário para ficar pesando os produtos.

Nós temos um artigo aqui no Blog falando mais sobre este tipo de Checkout com furação para balança embutida e como pode ser útil em seu estabelecimento, confira aqui neste link.

Balança etiquetadora

Essa balança para supermercado tem 2 funcionalidades importantes. A primeira é realizar a pesagem das mercadorias. A outra é imprimir uma etiqueta contendo informações sobre o produto logo após a pesagem.

Esse modelo é muito usado em estabelecimentos varejistas, desde mercearias até supermercados de médio e grande porte. O equipamento é usado principalmente nos setor de padaria, de açougue e hortifrúti.

Se for comprar esse tipo de balança, fique atento à legislação. É obrigatório que ela imprima uma etiqueta contendo informações detalhadas sobre o produto, como preço, validade, peso, tabela nutricional, etc. A impressão dessas informações é possível porque o equipamento tem uma memória para o cadastro das mercadorias.

Balança pesadora

Essa balança só faz a pesagem do produto. Ou seja, esse equipamento foi feito somente para informar a quantidade de gramas. Diferentemente da balança etiquetadora que, além de pesar, imprime informações sobre a mercadoria.

Esse modelo é muito usado em processos de produção. Em um supermercado, por exemplo, ela é utilizada para medir o peso da massa na hora de fabricar pães e outros alimentos. Também é útil para conferir o peso dos ingredientes e mercadorias.

Balança de recebimento

Essa balança ajuda a pesar as mercadorias que são entregues para o estoque. Sua função é pesar produtos em grandes quantidades, como caixas de frutas e fardos de alimento.

Você pode usar essa balança no momento de receber e conferir os produtos encomendados para seu supermercado.

Ela é útil para verificar se os produtos recebidos possuem o mesmo peso que está informado na nota fiscal. Dessa forma, você saberá se está tudo certo com o seu pedido de compra.

Quer receber novas dicas?

Além deste artigo sobre os principais tipos de balança para supermercado, aqui no blog você encontra outros temas relevantes. Geralmente falamos sobre equipamentos, organização de PDV e táticas de vendas.

Quer ser avisado quando postarmos um novo conteúdo? Coloque seu e-mail a seguir. Fazendo isso, manteremos você atualizado toda semana.

Conteúdo Relacionado


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *