Fluxo de caixa de um supermercado: como gerenciar e não perder dinheiro


Você sabe o que é fluxo de caixa e qual a importância dele em seu mercado? Ele é uma ferramenta que te ajuda a gerenciar toda movimentação financeira em seu negócio. Sem ele, você dificilmente lembraria como utilizou seu dinheiro no mês passado.

Escrevemos um artigo que vai te apresentar os pontos mais essenciais que você precisa conhecer, dentro desse assunto. Você vai entender melhor o que é o fluxo de caixa de um supermercado, a diferença entre entrada e saída e como fazer um controle eficiente. Continue lendo!

O que é fluxo de caixa de um supermercado?

Afinal, o que é um fluxo de caixa? Basicamente, é a movimentação financeira de um produto ou de um projeto que ocorrem dentro da empresa, em um determinado período. Essa movimentação é conhecida como a entrada e saída de dinheiro.

Para você entender o conceito afundo, imagina o seguinte. Você comprou uma categoria nova de produtos para sua mercearia. O que seria o fluxo de caixa nesse caso? Todo dinheiro que entrou e saiu dentro do seu negócio durante a compra, a divulgação e a venda dessas mercadorias.

O que é entrada e saída?

Uma entrada é todo dinheiro que a sua empresa recebe da mão de terceiros. Essa transferência ocorre quando clientes te pagam, bancos te emprestam dinheiro ou quando pessoas decidem investir no seu empreendimento.

Já uma saída, é o dinheiro que você tira do seu caixa e transfere para a mão de outros. Isso acontece quando você paga fornecedores, empregados, despesas fixas com a manutenção da empresa, ou quando adquire um novo equipamento.

Como administrar o fluxo de caixa de um supermercado: 5 dicas essenciais

Afinal, por que o fluxo de caixa é importante em sua mercearia? Essa ferramenta proporciona uma visão ampla sobre o dinheiro disponível e auxilia nas decisões de compra. Também ajuda no planejamento financeiro na criação de  estratégias para controlar os custos fixos e variáveis.

Um fluxo de caixa de um supermercado pode ser gerenciado por meio de planilha ou através de um software de gestão. Se não puder arcar com uma tecnologia moderna, faça o controle mesmo assim. O importante é manter um controle regular. As dicas a seguir ensinam a fazer uma administração inteligente:

1. Organize os dados por categoria

Em um fluxo de caixa, você deve calcular quanto exatamente gastou e quanto faturou. Se os gastos estiverem misturados com o faturamento, você não saberá se gastou mais do que ganhou, ou se obteve lucro. Por isso, na hora do registro, separe as despesas da receita.

2. Olhe a entrada, mas não esqueça de olhar a saída

Você nota que entrou bastante dinheiro, mas no fim do mês acha que não teve lucro? Você não entende o motivo? Talvez ocorreu uma alta saída. Ou seja, você recebeu muito dinheiro, mas  gastou boa parte dele e nem percebeu. Por isso, fique de olho tanto nos valores que recebe quanto no dinheiro que gasta.

3. Cuidado com o famoso fiado

É comum uma mercearia vender para seus clientes e aceitar o pagamento em outra data, anotando essa conta em uma caderneta. Isso envolve um risco. Se o cliente atrasar o pagamento, seu caixa fica com esse vazio por um longo período. Por isso, tenha bastante cuidado ao vender dessa maneira.

4. Seja disciplinado

Como o fluxo de caixa é uma movimentação financeira periódica, faça seu controle de tempos em tempos. Saiba quanto de dinheiro entrou e saiu dentro daquele período específico, de acordo com as necessidades de sua empresa. Você pode fazer essa gestão de maneira semanal, quinzenal ou mensal.

5. Mantenha seu fluxo de caixa saudável

Ter um fluxo de caixa saudável é ter mais dinheiro a receber do que contas a pagar. Isso vai além de reduzir custos, porque nem sempre isso é fácil. O mais eficaz é aumentar seu faturamento por meio das vendas e melhorar suas margens de lucro.

Esse artigo foi útil? Temos um convite: se inscreva em nosso blog para receber artigos exclusivos! Você vai receber novos conteúdos que vão te ajudar  na administração do seu supermercado. Até a próxima.

Conteúdo Relacionado


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *