Tudo o que você precisa saber sobre diversificação de produtos no supermercado


Existem algumas maneiras de você fazer a diversificação de produtos em um supermercado. Talvez a mais comum seja montar uma nova seção no ponto de venda, como uma lojinha de presentes ou uma pequena padaria. Seu supermercado passará a vender uma nova categoria de produtos.

Se existem outras maneiras de diversificar seu estabelecimento? Claro que sim! Este artigo irá tratar desse assunto a seguir. Vamos explicar melhor o que significa diversificar um supermercado, mostrar as vantagens dessa iniciativa e compartilhar algumas dicas de como fazer isso.

Entendendo a diversificação de produtos

Fazer a diversificação de produtos significa variar o mix de produtos do seu estabelecimento. Isso envolve duas coisas: adicionar novos itens e ampliar a quantidade de marcas vendidas.

O mix de produtos é aquele conjunto de mercadorias que você organizou para vender no seu supermercado. Ele é composto tanto pelos produtos que estão nas prateleiras quanto os produtos que estão no estoque.

Vantagens de diversificar um supermercado

A primeira vantagem é a diferenciação. Existe a possibilidade de que você venda produtos que não há na concorrência. É nesse sentido que seu estabelecimento passa a ser diferente de outros supermercados.

Outra vantagem da diversificação de produtos é o aumento na receita. Por quê? Os clientes podem passar a comprar mais vezes, além da compra que já costumam fazer no seu comércio.

Dicas de diversificação de produtos

Coloque produtos diferentes nas prateleiras

O primeiro passo para diversificar seu supermercado é vender novos produtos. Isso significa ir além dos itens básicos (como arroz, carne e óleo). Envolve colocar produtos diferentes nas gôndolas. Nesse caso, faça o seguinte:

  • Venda aqueles produtos que seus clientes tentaram achar no seu mercado, mas não conseguiram encontrá-los. Isso é uma forma de incluir produtos que tenham giro;
  • Conheça uma lista dos produtos mais vendidos em supermercados e veja quais deles sua mercearia não está vendendo. Uma breve pesquisa nas prateleiras de alguns mercados concorrentes pode ajudá-lo nessa parte.

Venda outras marcas

Além de variar os produtos, diversifique as marcas. Venda, por exemplo, marcas diferentes de uma mesma mercadoria. Se você já vende um arroz de determinada marca, comece a vender de outra.

Temos algumas dicas de como fazer isso. Apresente marcas que sejam de preferência do público-alvo do seu supermercado. Em uma mesma categoria de produtos, coloque marcas que tenham preço médio e outras que tenham um preço mais em conta. Exiba 2 ou 3 marcas diferentes para a venda de cada produto.

Cuidados importantes

Fique atento aos gastos

Diversificar um supermercado envolve um certo investimento. Afinal, você precisa comprar novos produtos, e até novas gôndolas (ou displays) dependendo do contexto.

Para não ficar endividado, tome alguns cuidados nessa hora. Evite, por exemplo, ultrapassar seu orçamento. Se ele é pequeno, adicione novos produtos aos poucos, assim evitará ter um gasto elevado, logo de primeira.

Apresente os novos produtos

Também é importante saber como divulgar os novos produtos dentro do supermercado. Somente assim, seus clientes irão perceber os novos itens e terão vontade de comprá-los.

Não sabe como fazer isso? Pense em colocá-los nos pontos de maior circulação, como a entrada da loja, a boca do caixa e os corredores.

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