Vendas no cartão: como elas funcionam no supermercado?


Quer entender como funcionam as vendas no cartão? Primeiramente, saiba que elas constituem uma forma de pagamento muito utilizada no varejo. Diversos estabelecimentos costumam usá-la, como supermercados e hortifrútis.

Nessa forma de pagamento, a compra é paga por meio de um cartão de crédito ou de débito. Ou seja, o cliente realiza a compra e escolhe pagar por meio de um cartão em vez de usar dinheiro.

Mas afinal, como é que funcionam as vendas no cartão? Vamos abordar esse assunto neste artigo. Além de listarmos as taxas envolvendo esse meio de pagamento, vamos falar sobre como adotá-lo no seu supermercado, entre outros pontos importantes. Veja mais a seguir!

Quais são as taxas envolvendo as vendas no cartão?

Antes de autorizar o pagamento por meio de cartão no seu supermercado, conheça as taxas envolvendo esse tipo de operação. Elas variam conforme a operadora. Confira cada taxa a seguir:

Aluguel da máquina

É um valor mensal que você paga para continuar usando a maquininha responsável por passar o cartão e processar a venda. Esse valor pode variar conforme a empresa por trás do equipamento.

Aquisição da máquina

Algumas empresas de cartão de crédito já dispõem da venda de máquinas para operar nos estabelecimentos. Neste caso, o comerciante adquire a máquina por um valor fixo uma única vez e passa a ser o dono desta.

Taxa de transação

É um valor cobrado baseado em cada venda. A quantia vai depender do tipo do cartão que está sendo usado, se cartão de crédito ou de débito.

Taxa de antecipação

Esse valor você deve pagar se quiser receber o dinheiro da venda rapidamente. O dinheiro não cai na conta assim que o consumidor passa o cartão. Para antecipar a transferência, as operadoras cobram uma determinada tarifa.

Taxa de parcelamento

É um valor que o varejista paga para oferecer opção de parcelamento na hora da compra. Esse valor é pago à operadora.

Como realizar vendas no cartão?

Quer autorizar o pagamento por meio de cartão no seu supermercado? Você precisa adquirir uma máquina de cartão. Com esse equipamento, você poderá parcelar a compra e aceitar cartão de crédito e débito.

Embora haja maquininhas móveis há a possibilidade de adquir uma máquina fixa. O modelo conhecido como TEF é conectado por meio de um fio. Essa é a maquina ideal para supermercados. Por ser fixa, não há chance de que a máquina seja furtada. Assim, você evita sofrer algum tipo de fraude financeira.

Como administrar as vendas vindas do cartão?

Controlar as vendas de cartão pode ser uma tarefa difícil. Afinal de contas, você precisa conferir diversas taxas, verificar a quantidade de venda feita, entre outras coisas.

Nesse caso, o que fazer então? O ideal é adotar um sistema de conciliação de cartões. Com ele, você saberá se está ocorrendo a cobrança de taxas indevidas. Também Poderá automatizar o controle das vendas.

Qual o prazo para recebimento do dinheiro obtido das vendas no cartão?

Esse prazo varia conforme o tipo de cartão que está sendo usado na compra.  Se for cartão de crédito a prazo, geralmente o prazo é de 02 a 30 dias para receber o dinheiro da venda.

O prazo é menor quando a compra é realizada por meio de cartão de débito. Algumas empresa de cartão repassam o dinheiro da venda entre 24 e 48 horas. Essa agilidade ocorre porque o pagamento com cartão de débito é considerado uma espécie de depósito bancário.

Quer aprender mais?

O que acha de receber dicas sobre como organizar e alavancar um supermercado?

Se isso lhe interessa, coloque seu e-mail abaixo. Fazendo isso, vamos manter você por dentro dos novos artigos.

Conteúdo Relacionado


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *